PROINFO Integrado

Olá pessoal!

Bem Vindos ao Curso PROINFO Integrado.
Iniciaremos com o primeiro módulo: Introdução à Educação Digital. O objetivo do curso é contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação básica dos sistemas públicos de ensino (professores e gestores escolares), além de promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade a partir do uso de recursos tecnológicos do computador e dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas.

Liliane Parente

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terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Aprendizagem e justiça social

Continuação do texto anterior.
A incessante busca por mais conhecimentos aproximou as mais diversas áreas do conhecimento e tornou necessário compartilhar termos técnicos e ampliar seus significados. A teoria da complexidade representa esse fenômeno e responde avançando sobre as outras áreas e assumindo espaços inimagináveis. Contudo, não se pode acreditar que tais acontecimentos ocorram em todos os recantos do planeta. Ainda se observam comunidades utilizando tecnologias do conhecimento que há dois séculos estão completamente em desuso em outras. No Brasil, por exemplo, ainda se convive com o anlfabetismo enquanto também é possível encontrar espaços de pesquisa altamente avançados utilizando o que há de mais moderno em tecnologia leve e tecnologias duras.
Importante, pois, que as atenções se voltem para o essencial. Quais as razões de todo esse investimento? A humanidade, a preservação da vida e o planeta devem ser as razões motivadoras para todas essas ações produtivas. A produção de conhecimentos deve sim constituir-se em respostas efetivas às grandes humanas.
Como educadores faz-se necessário compreender as grandes responsabilidades que estão colocadas sobre nossos ombros: propiciar as condições para a aprendizagem ( o ato de ensinar) pressupõe, antes de tudo, pautar nossas ações por um comportamento ético onde o compartilhamentoo do conhecimento já produzido até aqui seja feito de forma constante e irreversível sob pena de termos um mundo dividido entre os que sabem e os que tiveram negado o direito de saber/conhecer. Assim, teorizar sobre o processo de aprendizagem e seus significados passa também por considerar os seres humanos em suas desigualdades, não as diferenças que nos tornam singulares, mas as barreirascriadas pela própria organização dos espaços humanos: barreiras econômicas e culturais, dentre outras.
Que estruturas sociais nos possibilitarão alcançar a utopia de um mundo justo para todos? Que grande força nos impulsionará e nos permitirá superar as barreiras da exclusão e construir as pontes que permitirão o acesso aos conhecimentos produzidos para que todos possam deles se apoderar para continuar produzindo mais conhecimentos?

A reflexão sobre tais questões deve ser um fator motivador para estudar/ensinar/aprender. Definir objetivos de pesquisa que ao serem atingidos produzam efeitos positivos que levem não ao caminho da destruição, mas para a compreensão dos processos históricos e a recuperação do sentido de conhecer por e para continuar humano. Conhecimentos efetivamente humanos e humanizadores. Francimeiry, Verúzia e Liliane.

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