PROINFO Integrado

Olá pessoal!

Bem Vindos ao Curso PROINFO Integrado.
Iniciaremos com o primeiro módulo: Introdução à Educação Digital. O objetivo do curso é contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação básica dos sistemas públicos de ensino (professores e gestores escolares), além de promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade a partir do uso de recursos tecnológicos do computador e dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas.

Liliane Parente

Páginas

domingo, 16 de dezembro de 2012

Atividades 5 e 6

Para as atividades 5 e 6 é preciso ler toda a aula e responder esse questionamentos, não esquecendo o projeto: É uma grande responsabilidade! Um grande desafio! Como você e seu grupo se sentem a respeito do projeto que estão desenvolvendo? Sabemos que atitudes e cooperativas precisam ser aprendidas e valorizadas eticamente. Nas nossas atuais práticas pedagógicas estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar no sentido que Jean Piaget nos deixou? Como você percebe que a realização do seu projeto integrado de aprendizagem esta lhe preparando para enfrentar este desafio? 

22 comentários:

  1. ATIVIDADE 5 E 6: Estou me sentindo muito bem porque além de ensinar eu aprendo também. Refletir sobre a importância da cooperação no aprendizado e compreender a estrutura e o alcance social. Por isso vamos tentar juntos algo novo. Hoje a sociedade cobra a formação de um cidadão que tenha autonomia, discernimento e saiba buscar informações e produzir conhecimentos, criticá-las e trabalhar em grupos. O nosso grande desafio é saber transformar nossas aulas usando multimídia interativa em hipertextos fascinantes, telas coloridas e interfaces amigáveis preparados para a construção do saber. Simone Reis Rodrigues Araujo.

    ResponderExcluir
  2. ATIVIDADE 5 E 6: Está sendo bem interessante, porque estou aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. No mundo atual, as tecnologias digitais oferece novas possibilidades de interação e comunicação, adequando a sala de aula às novas gerações e as vantagens da nova era; isso é um desafio para nós professores por isso precisamos está preparados. Ivonete teofilo

    ResponderExcluir
  3. ATIVIDADE 5 E 6: Estou bastante feliz por esta me capacitando e transmitindo para meus alunos, trazendo o mundo para a sala de aula adequando as novas tecnologias a troca de informações e produzir conhecimentos. Com essa ameaça que as tecnologias pode trazer pela perca de emprego o professor precisa aprender a lidar com as novas tecnologias é um desafio grande. Aurilene da Silva

    ResponderExcluir
  4. OLÁ TURMA,A CADA AULA DESSE CURSO ESTAMOS NOS APERFEIÇOANDO PARA UMA TECNOLOGIA ADEQUADA AO MUNDO EM VIVEMOS. BEIJOS! IONEIDE LEITE.

    ResponderExcluir
  5. ATIVIDADE 5 E 6.É UM GRANDE DESAFIO ENFRENTAR AS NOVAS TECNOLOGIAS QUE VEM AO NOSSO ENCONTRO. SE TORNA DIFICIL MAIS É POSSÍVEL SIM ENFRENTAR E DESCOBRIR ALGO NOVO E VÊ O QUANTO É SIGNIFICATIVO PARA NÓS EDUCADORES.PRECISAMOS DE COOPERAÇÃO, ASSIM A BUSCA DE INFORMAÇÕES SE ESTE NDE E O SABER MODIFICA AS NOSSAS AULAS DEIXANDO MAIS PRAZEROSAS.

    MARLUCIA BARBOSA DE SANTANA SILVA.

    ResponderExcluir
  6. COLEGAS SE APROXIMA O NATAL, É TEMPO DE PARAR UM POUCO E REFLETIR. 25 DE DEZEMBRO É O NASCIMENTO DE JESUS.DESEJO A TODOS VOCÊS PAZ, SAÚDE E FELICIDADE. E QUE TODOS CURTAM JUNTO COM SUA FAMILIA.

    FELIZ NATAL!!!!

    MARLUCIA

    ResponderExcluir
  7. Os novos tempos exigem uma escola democrática, voltada para a formação de sujeitos cidadãos. Uma escola competente na construção do conhecimento, enquanto processo que se constrói e reconstrói permanentemente, fruto da ação individual e interativa dos sujeitos com o outro. Um conhecimento socialmente útil, que respeita as questões culturais, os saberes e as experiências das comunidades, criando condições para a produção e o acesso aos novos saberes, e ao conhecimento socialmente produzido e sistematizado.

    Os tempos escolares atuais recheados de novas tecnologias buscam por uma nova escola que seja autônoma. Uma escola que propicie práticas coletivas de discussão, centralize o poder nas definições do seu projeto escolar. Uma escola que lute pela superação de todo tipo de opressão, discriminação, exploração. Uma escola que expanda os valores éticos de liberdade, respeito à diferença e à pessoa humana, solidariedade e preservação do meio ambiente. Do ponto de vista prático há um consenso, quase que geral, de que a escola não pode mais ficar de fora do contexto tecnológico tendo como objetivo o favorecimento do ensino e aprendizagem.Atividade 05 e 06-Cely Lima

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos, feliz ano novo a todos,com muita saude, paz e amor.
    Beijos, Simone Reis Rodrigues Araujo

    ResponderExcluir
  9. Ola amigos, que vocês tenham um ano novo cheio de muita paz, prosperidade e saude.
    Beijos, Ivonete Teofilo

    ResponderExcluir
  10. Oi amigos, que este novo traga muita realizações e esperanças para todos, saude e paz.
    Beijos, Aurilene da Silva.

    ResponderExcluir
  11. Misselane Silva 28 de dezembro 2012 17:21
    A troca de experiência é o melhor caminho para o desenvolvimento e entendimento entre os seres humanos.
    E-mail,redes sociais e uma série de novidades estão invadindo nosso cotidiano .Esses recursos oferecem condições favoráveis e possibilitam a troca do conhecimento,experiências pessoais,garantindo relação entre os sujeitos envolvidos.
    Os nossos alunos precisam utilizar mídias e ambientes digitais para se comunicar,para apoiar sua aprendizagem individual e contribuir para o aprendizado dos outros. Para isso é preciso estar preparados para atuar na cultura da informação do conhecimento valorizando e respeitando outras culturas.
    Os dispositivos tecnológicos estão se popularizando,mas o professor é que irá usá-los lembra Paulo Blikstein. Será que nós professores estamos preparados utilizarmos esses recursos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante Misselane, esse curso nos permite fazer boas reflexões, nos desperta para questões óbvias, ou ampliamos, renovamos e atualizamos o saber que a escola pretende ensinar na era digital ou seremos professores com conhecimento obsoleto em mundo tecnologicamente moderno.

      Excluir
  12. Caras colegas!
    Vamos coloc ar a troca de experiência como um dos pontos mais relevantes no contexto da prática de sala de aula focalizando os caminhos pedagógicos percorridos até aqui.As redes sociais sem dúvida contribuem significativamente para que essas trocas tenham cada vez mais o incentivo para o uso das tecnologias,mídias ou seja, os ambientes digitais estão cada vez mais próximos de nós é só utilizarmos e usufruirmos do que tem de bom.

    ResponderExcluir
  13. sem dúvida, a cooperação é o melhor caminho para que possamos desenvolve em nossos alunos a autonomia intelectual e moral.Quando realizamos em sala de aula atividades em grupo, podemos perceber algumas dificuldades que alguns alunos encontram muitas vezes por não estarem habituados a cooperar com o outro.
    É exatamente ai , que nós professores devemos como dinamizador de grupo, encontrar um caminho que possibilite a prática da cooperação , da solidariedade e acima de tudo o respeito a opinião do outro.

    Um abraço!
    Rogélia Paulino

    ResponderExcluir
  14. OLÁ TURMA,COMO A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS ,PRECISAMO SEMPRE DINAMIZAR ESSE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA.UM ABRAÇO A TODOS!ELIETE NOBRE.

    ResponderExcluir
  15. Diante da evolução tecnológica, que vem acontecendo nos dias atuais, está havendo uma influência não só na sociedade, mas também nas escolas. Porem os professores necessitam conscientizar –los que o papel do professor, e da escola, nesta nova sociedade mudou. Na sociedade tradicional, a escola era o lócus do saber. O professor era a principal fonte do saber e a escola era a instituição responsável pela memória social e cultural na sociedade. Precisa-se pensar em um novo ambiente escolar, em novas formas de ensinar e aprender, em que as novas tecnologias ressignifiquem a aprendizagem em todas as suas dimensões, onde o desenvolvimento de atividades complexas valorize a atenção, a capacidade de concentração e a organização do conhecimento centrado no “aprender a buscar o saber”. Resta aos professores se integrarem cada vez mais a esse novo modelo de prática educativa, buscando sempre atualização a estas novas tecnologias, pois necessita estar não a frente do tempo, mas sim junto a ele.
    Abraço á todos!
    Maria José

    ResponderExcluir
  16. boa tarde amigos.. Simone Reis Rodrigues Araujo

    ResponderExcluir
  17. O texto de Andréa Cecília chama atenção sobre a vida futuras do professor.A de ser substituído pelo computador. Ela faz referência em vários autores que sonhavam em uma escola que valorizar-se a vida do ser humano em especial a vida dos educandos.Seguindo adiante ela faz ênfase na cooperação. Segundo a autora cooperação não há opressão, não há abuso,etc.Percebendo do avanço tecnológico e sua crescente estamos caminhando para que isso aconteça.Não sei se substituir o professor pelo computador irá proporcionar nos sujeitos dessa época que não corrompem o ser humano como fala Rousseau. Avalio que a corrupção no ser humano está além da escola, no sistema de vida que vivemos em sociedade.Penso que nesse momento não vai ser os computadores que vai trazer esse paz na sociedade, pode até fazer efeito contrário como Paulo Freire denunciava a educação Bancária.
    Na cooperação que ela menciona, o feito de cooperar traz uma ação de coletividade que pode ajudar em um trabalho educativo,possamos até fazer de uso desse instrumento via a tecnologia, mas não deixamos de sabermos que somos individualista e preconceituosos e vivemos em uma sociedade que que o que vale são os "estatutos", não podemos fingir que isso não acontece. Concordo com a autora que precisamos dessa cooperação no mundo do conhecimento para melhorar a educação até quando os computadores nos substituímos.Talvez nessa época oprimimos os nossos professores.
    Concluo que propomos no nossos projetos essa cooperação do desenvolvimento para o conhecimento através da tecnologia, mas proponho também que nos nossos projetos o conhecimento esteja a serviço do ser humano em sociedade, não o ser humano refém do conhecimento. Assim talvez teremos a escola de Rousseau,Ivan, Piaget,Freinet,Paulo Freire, Andréa Cecília e tanto outros pesquisadores,e sonhadores de uma educação diferente. diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito Adriano, que os bons professores, estudiosos e inovadores jamais serão substituídos muito menos por máquinas - porque quem as operam somos nós humanos, serão substituídos sim os professores que teimam em permanecer numa prática de ensinamentos obsoleto, sem atrativos ou desprovido de significados para a vida.

      Excluir
  18. OI COLEGAS VAMOS AGUARDAR A PRÓXIMA ATIVIDADE.


    BOA NOITE!
    ABRAÇO! MARLUCIA.

    ResponderExcluir
  19. A escola como espaço de formação cidadã, tem por obrigatoriedade atender as necessidades dos educandos, onde o desinteresse pela aprendizagem está cada dia mais presente no cotidiano escolar. Dessa forma, cabe a escola desenvolver ações voltadas ao uso das tecnologias digitais, não para substituir o professor, mas com o intuito de aprimorar a prática na sala de aula, fazendo com que o universo da escola torne-se mais prazeroso para os alunos, já que o domínio da tecnologia está ao alcance de todos eles. Fazendo isso, a escola estará investindo no futuro da educação, criando assim, parcerias com os diversos segmentos da sociedade, pois os alunos estarão na escola, mas em contato direto com o mundo.

    ResponderExcluir
  20. É um projeto voltado para as necessidades que encontramos atualmente a respeito da atual era digital.Dessa forma procuraremos analisar as principais dificuldades e apontar soluções para a temática, visando ensinar como usar a tecnologia em prol da aprendizagem e desenvolver valores como cooperação, trabalho em grupo e divisão de tarefas em classe.

    ResponderExcluir