PROINFO Integrado

Olá pessoal!

Bem Vindos ao Curso PROINFO Integrado.
Iniciaremos com o primeiro módulo: Introdução à Educação Digital. O objetivo do curso é contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação básica dos sistemas públicos de ensino (professores e gestores escolares), além de promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade a partir do uso de recursos tecnológicos do computador e dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas.

Liliane Parente

Páginas

domingo, 2 de dezembro de 2012

Atividade 4

Olá cursistas!

Leiam o conteúdo da aula 4, respondam e debatam sobre as seguintes questões:
"Então cabe que nos perguntemos o que vamos perder quando deixamos para trás a escrita manual e a leitura do livro impresso, sucessor de códice, e passamos para a escrita e leitura digital. O que se ganha (ou se impõe) e o que se perde (sem notar)"?
Bons estudos!!!

Liliane Parente

18 comentários:

  1. OLÁ TURMA, ESTAMOS DIANTE DO MUNDO TECNOLOGICO,E CADA DIA MAIS VAI SENDO SUBSTITUIDO PELOS OS LIVROS,ASSIM PODEMOS VIVER NESSE MUNDO TECNOLOGICO. UM ABRAÇO! IONEIDE LEITE.

    ResponderExcluir
  2. Olá colegas!

    Vivemos numa era em que os meios de comunicação influenciam fortemente as pessoas, ditando regras e estabelecendo padrões. E com o advento da Internet houve a disseminação nos internautas de uma escrita particular e específica: o Internetês. Essa nova modalidade de expressão apresenta características do código escrito e oral, ou seja, é uma “escrita oralizada”, com larga escala de palavras cifradas, estrangeirismos, neologismos, siglas, abreviaturas, desenhos, ícones, símbolos, etc. O interessante é que essas letras têm um sentido, e decifrá-las não é uma tarefa fácil, principalmente para quem não tem muito conhecimento ou prática de Internet.Também é bastante pertinente notarmos os ganhos e perdas com o uso da escrita e leitura digital onde podemos citar as perdas:
    Estética da letra manual;
    Cópias sem esforço de entendimento e reflexão;
    Uso constante de abreviações;
    Uso da linguagem informal e outros;
    Para que esta perda seja minimizada,nós educadores temos que orientar nossos educandos a emitir suas opiniões.Sendo assim o professor que conhece o n´vel de desenvolvimento linguístico dos seus alunos consegue perceber quando não foi o aluno que realizou seu próprio trabalho.Já com relação aos ganhos podemos citar:
    Uso da escrita e leitura digital;
    Forma de alfabetizar-se para participar da comunicação através das redes sociais;
    Fonte de pesquisa ampla e significativa;
    Plasticidade;
    Interatividade;
    Conhecimento compartilhado e outros;
    Diante de todas essas mudanças é necessário clareza em relação aos objetivos da inserção destas novas tecnologias nas escolas, pois a maioria dos recursos tecnológicos não possuem uma característica intrisicamente interativa e transformadora, de estímulo à criatividade,de transmissorde informação e de desenvolvimento de habilidades cognitivas.

    Abraços!

    Cely Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. li e refleti um pouco o comentário de CELY LIMA e concordo plenamente com sua opinião.Cabe nós educadores valorizar a nossa atual escrita efazer com que nossos alunos não deixe levar por régras que parece mais prática mais que na verdade é umamaneira de economizar uma grande quantidade de preguiça.

      Excluir
    2. OLÁ CELY,ACHEI MUITO INTERESSANTE SEU COMENTARIO,POIS NÓS EDUCADORES TEMOS QUE ORIENTAR COMO EMITIR UMA COMUNICAÇÃO ENTRE CADA EDUCANDO.UM CHEIRO ! ELIETE NOBRE.

      Excluir
    3. Certamente à muitos ganhos na leitura e escrita digital, e uma das vantagens, que se apresenta para o aluno, é a rapidez para escrever, ele ainda pode fazer as correções depois do texto pronto e automaticamente seguindo orientações cedidas pelo computador. Realmente Cely, a praticidade do leitura e escrita atualmente é uma necessidade. Mas lembramos que, também perdemos muito com tanta modernidade a facilidade de copiar e colar texto de um local para outro, sem precisar nem mesmo o esforço da digitação. Sem falar no folhear um bom livro sem pressa, a leitura gostosa das boas histórias que nos faz viajar por lugares e personagens ainda desconhecidos, que muitas vezes não conseguimos realizar no computador. São tantos links que ao ligarmos o computador para uma determinada pesquisa, acabamos fazendo outra que não necessitamos. É positivo e negativo ao mesmo tempo.

      Excluir
  3. ATIVIDADE 4: É a quantidade de informações, onde o aluno pode postar aquilo que está aprendendo e compartilhar o que achou interessante. Não basta acessar de vez em quando ou usar só para checar e-mails. É preciso fazer uma apropriação pedagógica dessa tecnologia. Isso ajuda as crianças a elevarem sua autoestima e se perceberem como sujeito ativos na construção de uma sociedade democrática. As desvantagens é que o professor não pode mais identificar o aluno pela a escrita (manual) dificultar na forma de avaliar. Simone Reis Rodrigues Araujo.

    ResponderExcluir
  4. ATIVIDADE 4: É troca de experiências onde os alunos buscam informações e trabalham em grupo. Um ponto positivo é a possibilidade de se trazer o mundo para dentro da sala de aula. A motivação dos alunos é um exemplo concreto dos beneficios que a tecnologia pode trazer para o ensino. As desvantagens é que o professor vai sentir dificuldade em descobrir a aprendizagens do seu proprio aluno que busca a desenvolver sua caligrafia de forma prática. Ivonete Teofilo de Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante Ivonete quando escreve sobre a possibilidade de trazer o mundo para a sala de aula, é bem verdade que hoje podemos ter acesso a qualquer informação de qualquer lugar do mundo, independente se estamos na cidade ou campo. O professor precisa sim encontrar outras maneiras um pouco atrativas para trabalhar a caligrafia de seus alunos.

      Excluir
  5. ATIVIDADE 4: A motivação dos alunos e a troca de experiências, com a sociedade, isso ajuda os alunos elevarem seu autoestima. Porém, com o avanço da nova tecnologia alguns educandos perdem a credibilidade e a força de vontade de aprendizagem de não mais haver a pratica da escrita. Aurilene da Silva

    ResponderExcluir
  6. ESCRITA MANUAL E LEITURA DE LIVRO IMPRESSO X LEITURA E ESCRITA DIGITAL.
    É um assunto que merece uma discussão, um estudo mas profundo. Não é que devemos colocar um versos ao outro, um mais importante do que o outro.
    A escrita desde das representações dos homens das cavernas com seus símbolos, apresentou se como uma necessidade da humanidade, que a cada geração foi aperfeiçoando pelo conhecimento científico chegando no que conhecemos hoje(cartas, bilhetes, telegramas, livros, pesquisas, atividades escolares com o uso da escrita, etc).
    Se façamos uma pesquisa históricas percebemos que essa cultura há muito tempo está sendo usufruída pela a humanidade, e que para se chegar ao conhecimento tecnológico de hoje muito livros e escritas foram devorados.
    Não vejo ainda uma sociedade que possa usufruí lá só da leitura digital. como ainda temos diversas pessoas na sociedade local que não teve o contato com a escrita e acesso a livros, se imagina ao convívio com leituras digitais.
    Espero que esse conhecimento digital não exclua pessoas como fez o acesso a escola no passado, e como foi e ainda é o acesso a livros hoje.
    Fico interrogando o grande acesso a tecnologia, ela esta em acessão, mas questiono: Como está sendo preparado principalmente a juventude para com seu uso? Não é mais um programa de uso de ter do que de se educar? O acesso a internet quando vai ser uma política publica e gratuita, em vez de comercio? e quando for gratuita será que teremos acesso na coletividade e qualidade?
    Os livros se reformula mas com uma sequencia de conhecimento contínuo, o acesso a recursos eletrônicos se modifica sem mesmo a sociedade ter aprendido o atual(Orkut, blogs,facebook, etc).
    Portanto, quero afirmar que a sociedade precisa conviver com o novo sempre utilizando o que se produziu antes se não, não temos histórias, se não, não somos pesquisadores. A escrita, o livro impresso é a arte e a cultura de um povo, a escrita digital é o aperfeiçoamento da era digital. Que devemos utilizar do que está ao nosso alcance, se for o livro escrito seja o livro se for a escrita digital seja ela, se utilizar os dois, que usem. O importante que cada um e cada uma tenha acesso a esses recursos e seja mais um na construção de uma sociedade fraterna para todos. Os dois tem suas vantagens e desvantagens o importante que usemos as vantagens de cada um, assim sendo, saibamos a sermos diferentes em sociedade de indiferências.
    Um abraço Fraterno. Adriano Leonel Saldanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano!
      Muito pertinente seu texto.Há realmente muitas reformulações de livros e outros.Mas dentro do contexto tecnológico tudo é muito rápido sendo difícil acompanharmos todo esse processo.Porém podemos pelo menos começar a usar essas ferramentas para nos apropriarmos e poder tirar o que tem de melhor para ser aplicado no nosso cotidiano.E isso só será possível quando nós educadores percebermos a importância desses recursos para um desenvolvimento de uma aprendizagem significativa tanto para os educandos como para educadores.

      Excluir
  7. deixando para trás,a escrita manual e a leitura do livro impresso e adotando a leitura e escrita digital ganhamos a possibilidade de interação com o mundo e o acesso a informações, que antes demoraríamos mais a obter;a agilidade e a atenção do leitor na estruturação de um texto,visto que são eliminadas as operações que ocorreriam no suporte do papel como rasuras, passar a limpo, etc.Ganhamos também a potencialização de produções mais elaboradas e o auxilio na correção ortográfica ,etc.
    Perdemos com isso(sem notar) a estética da letra manual ,a perda de alguma habilidade de raciocínio presente na escrita manual.

    Rogélia Paulino

    ResponderExcluir
  8. Existem diversos fatores negativos quando se opta para a leitura digital, pelo fato de ser um acumulo exagerado de informações, assim sobrecarregando o leitor, deixando-o impossibilitado de absorver tanta coisa, também acredita, que por já está tudo pronto apenas (copiar e colar) fragmentos do texto irá lhe ajudar na leitura, porém não terá uma compreensão completa do assunto, entre outros. Por outro lado, a tecnologia digital se for utilizada com sabedoria, só tem a ajudar na expansão dos conhecimentos do leitor, pois pode selecionar melhor autores, por ter diversidades em apenas um click, tem uma revisão ortográfica to texto nas mãos, enfim, as facilidades envoltas as tecnologias são necessárias ao mundo atual, pois sem elas nem tão pouco existiria globalização.
    Márcia Feijão

    ResponderExcluir
  9. Misselane Silva 10 de Dezembro 2012

    Atividade 4
    Mesmo antes do uso da escrita convencional, o homem sentiu a necessidade de comunicaçao, por conta disso deixavam desenhos, símbolos a fim de que pudesse facilitar a comunicação.Desde então estes símbolos tem sido a perfeiçoado, desde o surgimento do código alfabético até a escrita digital esse recurso que veio para facilitar a comunicação entre a humanidade.Sem dúvida a escrita digital facilita a comunicação e a expressão do saber ,por ser mais ágil por potencializar produções mais elaborada por não precisar escrever e reescrever o mesmo texto várias vezes oferecendo ao usuários várias possibilidades de consultar sugestões para a escrita.Por outro lado tira do sujeito a capacidade de criar,pensar e produzir textos mais elaborados.No sistema de ensino aprendizagem nada impede que sejam utilizados as duas formas de registros, visto que uma servirá de apoio para outra.É importante usar a tecnologia para desenvolver formas diferentes de aprender e sala de aula é o espaço onde permite a investigação.Para isso precisamos estar preparados para usar essas tecnologias e não privar o aluno das oportunidades que lhes forem oferecidas.

    ResponderExcluir
  10. OLÁ TURMA,O USO DA TECNOLOGIA É BASTANTE INTERESSANTE PARA O MUNDO QUE VIVEMOS,POIS ESTAMOS DIANTE DESSA NOVA TECNOLOGIA AVANÇADA.BEIJOS! ELIETE!

    ResponderExcluir
  11. Com os avanços no campo da tecnologia e informação as pessoas tendem a escrever e ler mais textos digitais em detrimento da leitura e escrita de textos manuais. De fato, a leitura digital possibilita maior mobilidade, comforto e principalmente uma incrível variedade de conteúdos da internet que podem ser acessados com poucos "cliques" e por muitos indivíduos. Porém existem malefícios, a torrente de informações com textos curtos que jorra na internet é um fator negativo, pois dificulta nossa concentração em textos de fôlego como romances, por exemplo. Um círculo vicioso caros colegas.

    ResponderExcluir
  12. Seu texto fez-me refletir Maria José que principalmente para o aluno em fase de descobertas que a escrita e a leitura digitais são mais fascinantes no sentido de que além de fazer uma leitura seletiva mais rápida, você vai de uma reportagem ao resumo das novelas num clicar. Vai das notícias internacionais as locais em segundos. Rápido, sucinto e objetivo, a cara do nosso aluno hoje.

    ResponderExcluir
  13. Como tudo tem suas vantagens e desvantagens , isso acaba implicado na perda do ato de escrever a mão, a legibilidade da letra cursiva pode ficar comprometida. Todavia se abre para o aluno assim como para o docente um universo de informações, de acesso rápido e sem restrições , auxiliando tanto o docente no planejamento de sua aula , como proporcionando ao aluno uma nova forma de se aprender e complementar ao material impresso.

    ResponderExcluir