PROINFO Integrado

Olá pessoal!

Bem Vindos ao Curso PROINFO Integrado.
Iniciaremos com o primeiro módulo: Introdução à Educação Digital. O objetivo do curso é contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação básica dos sistemas públicos de ensino (professores e gestores escolares), além de promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade a partir do uso de recursos tecnológicos do computador e dinamizar as práticas pessoais e pedagógicas.

Liliane Parente

Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Atividade 2

Com os conhecimentos adquiridos neste módulo você e seu grupo poderão dar continuidade ao projeto integrado de aprendizagem.
Nossa proposta de atividade é que você aproveite as dicas já apresentadas e busque novas fontes para qualificar ainda mais o seu projeto, bem como as demais orientações dos materiais complementares.
Por fim, compartilhem as descobertas com toda a turma! Para isso, basta postar uma mensagem no fórum, complementando a postagem inicial, aquela na qual vocês apresentaram a proposta de projeto.
Boa Sorte!!! Qualquer dúvida entre em contato.
Liliane Parente

25 comentários:

  1. Os primeiros passos foram dados. Estou gostando do curso apesar das dificuldades, mais com sua ajuda vai dar certo. Um beijo Lili..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar das dificuldades encontradas estou me esforçando bastante. Beijos Lili.

      Excluir
    2. Os primeiros passos foram dados com os novos conhecimentos tecnologicos. A escola, na sua globalidade alem de fornecer infraestrutura e experiência motiva aos educadores capaçitações de qualidade.

      Excluir
    3. Estou gostando bastante, é mais uma portunidade para se dedicar a novos conhecimentos propondo mais experiências motivando os alunos ao desempenho na educação tecnológica.

      Excluir
    4. Apesar das dificuldades encontradas, estou me esforçando bastante. Isso ajuda os alunos a levarem sua auto estima e se perceberem como sujeitos ativos na construção de uma sociedade democratica.

      Excluir
    5. Apesar das dificuldades encontradas estou me esforçando bastante. Isso ajuda os alunos a levarem sua autoestima e se perceberem como sujeitos na construção de uma sociedade democratica.

      Excluir
  2. Olá!
    O curso em si está nos proporcionando melhor conhecimento das tecnologias digitais, com a aplicação do projeto os alunos terão oportunidades de desenvolverem melhor suas habilidades.
    Márcia Feijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mácia
      Esta é uma oportunidade de professores e escola pensarem em novas estratégias para atingir seu público, utilizando as novidades tecnológicas e as mídias disponíveis. Elaborar um projeto prático, acessível e fundamentado é necessário para garantir que seja executável em salas multisseriadas.

      Excluir
  3. Estou tendo dificuldades mas irei até o fim do curss preciso aprender a usar a tecnologia na escola para aprimorar meus conhecimentos e não parar no tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola´caros colegas!
      Diante das dificuldades encontradas me dedico cada vez mais no uso da tecnologia, pois não posso estacionar no tempo,em fim a tecnologia está avançando á cada dia.E preciso aprofundar meus conhecimentos e levar aos educandos sua autoconfiança e juntos sermos construtores na socieddade.
      Maria José

      Excluir
    2. Isso mesmo Conceição. Nesse cenário, o que vem à tona é a preocupação dos professores em ter que competir com as novidades tecnológicas que surgem. Precisamos usar as tecnologias como nossa aliada e a favor da aprendizagem - nossa aprendizagem, para assim, garantir que nosso aluno também aprendam. E ainda ficar atenta, entender as mudanças e avanços tecnológicos .

      Excluir
  4. http://www.dicasgratis.xpg.com.br/tecnologia-na-educacao

    Vejam esse site. Uma boa leitura!

    ResponderExcluir
  5. http://chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/tecned2.htm

    Vamos socializar nossas leituras.

    ResponderExcluir
  6. Misselane silva 16 de novembro 2012
    Caros colegas uma boa dica de leitura sobre o uso das TICs está na revista nova escola do mês de outubro. Boa leitura e compartilhem.

    ResponderExcluir
  7. Olá colegas, sendo difícil por conta do tenpo,pois trabalho o dia todo enestas três semanas estou fazendo um curso básico de informática das cinco as nove da noite. Mais mesmo assim estou sempre dando uma olhada do que há de novo no blog.Eu e a Meire já estamos pensando no projeto.


    Marlucia B S Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá companheiros, já estou trabalhando com algumas atividades do Site que foi proposto pela colega Liliane. Espero que esse curso me fundamente cada vez mais na prática do trabalho docente.
      Abraços.
      Adriano Leonel Saldanha,

      Excluir
  8. Olá, a partir dos conhecimentos anteriores tenho em vista que a tecnologia nos dias de hoje é muito proveitosa, pois como vemos e vivemos em mundo de tecnologias, por sua vez ele chega a ser uma das coisas mais indispensável em nosso meio, tem a forma mais prática e rápida de nos ajudar em trabalhos, como educadores que somos para podemos cada vez mais nos atualizarmos e também levar nossos conhecimentos mais aprofundados para nossos alunos.
    Afial, tecnologias nos dias de hoje vem cada dia se revolucionando e favorecendo grandes mudanças em nosso meio.

    Valquíria Domingues Ferreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valquíria!
      Realmente o uso das tecnologias vem revolucionando e favorecendo mudanças.È bem verdade que o sentido revolucionário está principalmente nos sites de relacionamento e outros.Porém,precisamos usar desses artifícios em sala de aula para mostrar ao nosso alunado os dois lados dessa revolução que pode ser para o bem ou para o mal.Nesse sentido,cabe nós educadores orientarmos para que nossos alunos façam bom uso desses equipamentos.
      Abraços!Cely

      Excluir
  9. Artigo: Transformando as práticas pedagógicas com o poder da Tecnologia
    por SalaMundo - Encontro Internacional de Educação, Terça, 12 de julho de 2011 às 09:13 ·
    Recentemente foi lançado um livro, no qual o autor apresentou um indivíduo, denominado de “Homo Zappiens”. Que indivíduo era ou é este? Se procurarmos por essa expressão, iremos observar que a mesma tem parte da sua origem relacionada ao verbo zapear, que segundo o dicionário Aurélio significa: ver televisão, trocando frequentemente os canais, por meio de controle remoto.

    As crianças e adolescentes que nasceram após os anos 1990, e que hoje dominam a informática sem medo de acessar a internet, e que utilizam diferentes linguagens e meios de comunicação, zapeiam durante longo período do dia. Aonde isso acontece? No Orkut, no Facebook, no Twitter, no Messenger, no Skype, ouvindo músicas no MP3 ou similar, assistindo TV e, respondendo ou enviando mensagens pelo celular.

    Esse “zapeador”, que também é educando, está diariamente em nossas salas de aula, assistindo as aulas de Matemática, Física, Geografia, História e outras áreas do conhecimento, em uma dinâmica totalmente diferente.
    E nós educadores, o que podemos fazer para nos adequarmos a esta realidade? Quais são alguns dos desafios que nos educadores, “imigrantes” dessa era digital, temos enfrentado nos dias atuais com estes “zapeadores”, “nativos” digitais, que nasceram nessa era?

    É evidente que não vamos deixar de lado as estratégias por nós utilizadas atualmente, mas faz-se necessário mudar e adaptar-se, buscando variações metodológicas durante as aulas, com o intuito de que o educando seja desafiado e motivado em sala de aula, principalmente, para que ele tenha a oportunidade de aprender, objetivo maior do ensino, com a integração das diferentes linguagens e tecnologias existentes.

    Que variações metodológicas no ensino da Matemática poderiam ser interessantes, nessa busca pela articulação e integração das diferentes linguagens das TIC´s (Tecnologia de Informação e Comunicação)?
    Propor a resolução de problemas utilizando recursos tecnológicos como calculadoras e computadores.
    As calculadoras são poderosas ferramentas que nos possibilitam efetuar simples cálculos até mesmo a elaboração de gráficos complexos. O mesmo acontece com os computadores, quando utilizamos aplicativos e/ou softwares, e no caso do uso da Internet, a utilização de simuladores. Quando o educador oportuniza ao educando a elaboração dos seus registros por meio desses recursos, ele também oferece, possibilidades inéditas de criar e representar inúmeras informações.
    Propor o registro da resolução de problemas nos AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem).
    Os sites, blogs, wikis, fóruns e listas de discussões são interessantes meios de se registrar as informações sobre a resolução de um problema, pois possibilitam a retroalimentação e o trabalho colaborativo, numa abordagem de construção do conhecimento. O que possibilita em muitos casos, a tomada de decisões e a descoberta de resultados.

    Em 2009, a assessoria pedagógica de Matemática, desenvolveu uma videoconferência com os educadores das escolas conveniadas abordando o tema “Implantação do Material Didático de Matemática do 2º. ano do Ensino Fundamental”.

    Nessa ocasião tivemos diversas interações, por meio da apresentação que foi proposta, o que repercutiu de forma positiva a possibilidade de aprendermos, mesmo virtualmente.
    Durante o planejamento desse tipo de atividade, poderíamos incluir a videoconferência como estratégia de organização de todo o trabalho pedagógico. Essa ferramenta possibilita interações virtuais e em tempo real, que contribuem para atingir os objetivos educacionais.

    A tecnologia aliada aos processos cognitivos que o ser humano pode desenvolver, transformarão as práticas pedagógicas dos educadores para que os educandos tenham novas oportunidades de aprendizagem.

    Carlos Henrique Wiens
    Coordenador da Área de Matemática
    cwiens@positivo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marciana e Colegas!
      Para um maior aprofundamento do uso das TIC's em sala de aula sugiro as seguintes leituras:
      MORAN,José.Informática na Educação :Teoria e Prática.Porto Alegre,vol.3,n.1(set.2000)UFRGS.
      TEDESCO.J.C.Educação e novas tecnologias:esperança ou incertezas.São Paulo:Cortez;

      Excluir
  10. Olá Caras Colegas!
    Vejam que matéria interessante sobre:
    Uso das TICs em sala de aula: desafio para os professores




    Levar as tecnologias para a sala de aula muitas vezes pressupõe uma interdisciplinaridade, ou seja, envolver outros professores no processo. Mas nem sempre isso é uma tarefa fácil. Resultado da enquete “Qual a maior dificuldade em usar as TICs em sala de aula”, realizada em fevereiro pelo Instituto Claro, mostra que 41% vêem como uma dificuldade envolver os outros docentes em seus projetos.

    Para Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, professora da PUC-SP e coordenadora de programas voltados a educação e TICs, esse índice indica que as pessoas ainda acreditam que, para haver interdisciplinaridade, é preciso todos estarem juntos. “Na verdade, hoje esses projetos podem se dar de diferentes maneiras, na própria rede. Em teoria, não temos mais a limitação física, mas isso sugere que todos os professores tenham acesso adequado à tecnologia, o que nem sempre acontece”, ressalta.

    Para a professora, outros pontos também dificultam o uso das TICs na educação e passam pela preparação do professor. De acordo com ela, ainda que os docentes estejam incluídos digitalmente, o uso pedagógico dessas ferramentas exige um conhecimento específico. Além disso, a grande rotatividade de professores –principalmente nas escola públicas– impede que os projetos evoluam de um ano para o outro. “O docente está sempre começando e acaba sendo uma vítima de todo o processo”, afirma.

    A falta de equipamentos, apontada por 22% dos que responderam à enquete como mais uma dificuldade, reflete outra realidade. Como ressalta Mara Elizabeth, mesmo que a escola seja equipada com um laboratório, se pensarmos em toda a instituição, com seus diferentes turnos, cada turma conseguirá usar o espaço uma vez por semana, o que também pode inviabilizar alguns processos de aprendizagem.

    Professora universitária, Magaly Prado afirma que, às vezes, o que atrapalha é a ineficiência da banda larga, incapaz de suportar o acesso de toda a universidade ao mesmo tempo. “Além disso, tem muita instituição que restringe o acesso às redes sociais, que possuem grande potencial em sala de aula e como ferramenta de informação”, afirma a docente, que no seu doutorado estuda o jornalismo nos dispositivos móveis.



    Alunos plugados

    Se manter os alunos interessado não parece ser um grande problema, 9% dos que responderam à enquete disseram que esse é um ponto negativo, para Magaly, o que existe é uma resistência inicial. “Alguns temem ter mais trabalho, enquanto outros se mostram tímidos em expor suas opiniões, principalmente quando usamos as redes sociais para construir algum conteúdo junto. Mas ao longo do processo, eles vão mudando de opinião.”

    Para Maria Elizabeth, o comum é os estudantes enxergarem a tecnologia como um instrumento de diversão e lazer. “Eles têm domínio dessa linguagem, mesmo os que não têm recurso estão convivendo no mundo digital, mas não vêem tudo isso como uma forma de aprender. Por isso, é preciso uma ação pedagógica clara”, finaliza.

    Leiam e discutam como é interessante e vejam se concordam com a professora.
    Abraços! Cely Lima





    ResponderExcluir
  11. Caros colegas!

    Ao pensar na educação como espaço de sociabilização e a escola como um instrumento capaz de colocar as classes populares em contato com o conhecimento sistematizado ao longo da história da humanidade e em condições de enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, faz-se necessário, também, discutir a presença ou a ausência, além das formas de utilização, da tecnologia no mundo escolar.
    Há hoje diversos estudos que buscam redimensionar a prática educativa e valorizar a utilização da informática como ferramenta pedagógica, que facilite aos estudantes o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Entre os princípios que norteiam esses estudos estão a importância de reconhecer que professores e livros didáticos não possuem a verdade finalizada, que o computador pode ser uma ferramenta de experimentação, um espaço onde o aluno possa procurar e, aos poucos, dominar uma nova linguagem. Pressupõe-se também uma mudança nos papéis tradicionalmente desempenhados por professores e alunos. Os primeiros deixariam de ser aqueles que repassam informações, convertendo-se em coordenadores de um trabalho de pesquisa. Os últimos deixariam de ser aqueles que recebem passivamente as informações, transformando-se naqueles que buscam e analisam dados.

    Maria Eliete Nobre

    ResponderExcluir
  12. OLÁ TURMA, Entre os princípios que norteiam esses estudos estão a importância de reconhecer que professores e livros didáticos não possuem a verdade finalizada, que o computador pode ser uma ferramenta de experimentação,mais um passo para o mundo da tecnologia. UM ABRAÇO! ELIETE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ TURMA!
      Sabemos que a internet é uma ferramenta importante nas nossas vidas, pois através dela podemos trocar informacões, conversar com os amigos,pesquisar etc.Mas nem tudo é vantagem há um lado ruim também que precisa ser considerado.A privacidade é uma delas, na internet muitas pessoas ficam expostas e com isto acabam sendo vítimas de golpes,roubos entre outros crimes.
      BEIJO
      IONEIDE

      Excluir